domingo, 8 de novembro de 2009

o tempo!



para os historiadores, é fundamental. como diria a Helena: "deve ser entendido como volume, não apenas como linha, já que é uma base que nos sustenta". mas eu não sou boa pra falar sobre isso... definitivamente, me encanta, mas não sou boa nisso! quantas aulas dessas me surpreenderam, quantas vezes eu me vi mergulhada, rendida por aquelas palavras. não sei nem chegar perto de explicar o que eu senti.

"a gente nem sabe se ele existe"
essa frase, dita por ela, quando eu ainda era uma aluna do primeiro período. mais uma a ser reprovada por ela. mal sabe ela do quanto ela foi importante pra mim. hoje, consigo ver sentido em quase tudo que ela diz. e me fascino cada vez mais. Helena, minha professora. a mulher que da qual eu vou lembrar pra sempre. e como uma coisa que eu nem sei se existe pode siginificar tanto pra mim?

pra mim o tempo é renovação. a certeza de que o próximo minuto vai ser diferente, me dá coragem. eu tenho a esperança de que vai ser melhor (abandonando tudo que eu aprendo com a Helena).
o tempo é o que me dá coragem de continar seguindo. e de mudar o rumo, quando for preciso.

quando resolvi fazer a tatuagem, não sabia o quanto ela se apropriaria de siginificado. hoje, ela representa um momento extremamente marcante pra mim. sabe quando você sente que vai se lembrar de tudo isso pra sempre, não apenas por estar marcada fisicamente?
pois é, aconteceu tudo em um momento que eu sinto ser um dos mais importantes da minha vida. e a coragem de fazer, é a coragem que eu estou aprendendo a me permitir ter, pra tudo que for preciso. mesmo que doa, eu preciso. eu preciso passar pela dor, pra chegar ao prazer. não há nada melhor do que a sensação de prazer que vem depois. depois que a gente percebe que pode fazer aquilo que quer e que precisa.

a foto é de verdade, eu sou de verdade. essa noção de existir é tudo. porque eu, (in)felizmente existo.

4 comentários:

Luana P. disse...

Oi querida Cá!
Linda a sua tatuagem. Adoro! Tenho duas(no pé e na nuca, respectivamente um ramo de folhas e o simbolo Om).. rssss

O tempo tanto pode ser nosso amigo como nosso inimigo. Não devemos deixar as coisas passarem, pq ele não retrocede.

Beijos com carinho,
.Luana.

Jaya Magalhães disse...

Cá,

Primeiro: perdoa não te responder a tempo, ontem. Tô tentando encerrar uma matéria de estudo, e ontem tava concentrada nisso.

Segundo: tô afastada do blog [e dos blogs] e grudada na vida. Cheia, cheia dela. Buscando o que não sei, mas indo. Caminho, por agora. Mas volto. Sempre volto.

Terceiro: adorei que você me avisou pra vir até aqui. Eu dei um gritinho quando vi a foto. Porque eu não teria coragem, pra começar. Vontade? Vontade eu tenho.

Quarto: o significado cheio de subjetividades, junto ao desenho imensamente lindo, me fizeram pensativa pra caramba. E eu gosto, quando é assim. Porque está em você. Daí fica um pouco em mim, também.

Quinto: ainda bem que você existe. E de verdade. Eu ainda preciso rever meus contextos materiais. Mas fiz uma promessa: vou acontecer.

Um beijo, tá?
E umas saudades.

Jéssica Trabuco disse...

O tempo é o remédio para quase todas as dores.
É meio amargo, mas no fim nos trás um bem tremendo.

WOLF disse...

Linda a sua tatuagem! Mas faltam algumas cores pra finalizar, não? Dor demais? Bobagem! Adoro tatuagens porque lembram a vida em alguns momentos, a beleza que, às vezes, arrancamos dela em meio a tantas lágrimas de dor. Parabéns pela tatuageme pelo texto!